POESIA E PINTURA: DIÁLOGOS SEMIÓTICOS ENTRE AUGUSTO DE CAMPOS E MONDRIAN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v23i2.60999

Resumo

Baseados nesta premissa horaciana de ut pictura poesis, nosso trabalho tem como objetivo geral tentar estabelecer diálogos entre a poesia de Augusto de Campos e a pintura de Mondrian, promovendo uma análise de dois de seus textos. Embasados em preceitos da Semiótica da Cultura, de extração russa, indicaremos pontos de confluência de pensamento estético, sem esquecer de garantir as peculiaridades de cada obra e de cada artista. O entendimento da cultura enquanto tecido agregador de sistemas simbólicos é primordial para a construção de nossas análises, na medida em que sustenta as argumentações que visam confluir dois artistas distantes entre si no tempo e no espaço. Partindo dos conceitos de moldura e de revisão de tradição, chegaremos à visão de desconstrução do texto e de vitalidade das vanguardas como pontos confluentes e de forte tensão em cada seção de nossas investigações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raíra Costa Maia de VASCONCELOS, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, rairamaia@hotmail.com

Professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na área de Teoria da Literatura. Atualmente, integra o Grupo de Pesquisa Deriva (UFPE) - que se dedica ao estudo e à articulação das literaturas de língua portuguesa, e é coordenadora da linha Poesia e Semiótica. Atua também como professora pesquisadora do Grupo Sutra: Subalternidades, Transculturalidade e Perspectivas Decoloniais (UFPE) - e do Grupo de Pesquisa Poesia Brasileira dos anos 2000 (UFPB). Possui Doutorado (2016) na área de Literatura, com foco em estudos de poesia, pintura e Semiótica da Cultura, pela UFPB. Tem Mestrado (2012) e Graduação (2010) também pela UFPB, sempre com estudos voltados à poesia contemporânea. Atua nas áreas de Literaturas de Língua Portuguesa, Poesia e Ensino de Literatura.

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

DE VASCONCELOS, R. C. M. POESIA E PINTURA: DIÁLOGOS SEMIÓTICOS ENTRE AUGUSTO DE CAMPOS E MONDRIAN. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 137–149, 2021. DOI: 10.5216/lep.v23i2.60999. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/60999. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Literatura contemporânea e/ou suas interfaces