A ODISSÉIA DA TRADUÇÃO: FILME X ENSINO DE LITERATURA

: FILM X TEACHING LITERATURE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v23i2.60502

Resumo

As relações entre cinema e literatura, ainda que pensadas de diferentes formas, são também uma maneira de linguagem literária. Antes das teorias  semiológicas  as  relações  entre  a  nova  arte  e  a  literatura  eram entendidas de maneira diferente e analisadas separadamente, o conceito contemporâneo de intermodalidade veio para modificar tal fato e propor uma possibilidade de relacionar as duas coisas dentro do universo literário. O presente artigo vem para descontruir os limites propostos por antigos teóricos entre textos fílmicos e literários com base na análise linguística. E de como a adaptação fílmica pode ser utilizada como instrumento no ensino de literatura, na construção do saber e na produção de um aluno critico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Flores SOARES, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Pineiros, Mato Grosso do Sul, Brasil, nathalia.f.soares@hotmail.com

Graduanda em Letras Licenciatura Habilitação Português/Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Integrante do Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) orientado pelo professor Dr. Edgar Cézar Nolasco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Estudos Culturais, Crítica Biográfica, Literatura Comparada, Literatura Brasileira e Estudos pós-coloniais

Downloads

Publicado

2021-10-30

Como Citar

SOARES, N. F.; NOLASCO, E. C. A ODISSÉIA DA TRADUÇÃO: FILME X ENSINO DE LITERATURA: : FILM X TEACHING LITERATURE. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 121–135, 2021. DOI: 10.5216/lep.v23i2.60502. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/60502. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Literatura contemporânea e/ou suas interfaces