IONESCO, JOYCE E SHAKESPEARE NO CINEMA DE MANOEL DE OLIVEIRA

Autores

  • Kedrini Domingos dos SANTOS Uiversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciencias e Letras (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brazil, keds_dom@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v23i2.60164

Resumo

A literatura e o cinema constituem-se como sistemas semióticos distintos, aspecto que evidencia a complexidade da relação entre essas artes. A literatura apresenta temas e estruturas narrativas que podem inspirar o trabalho cinematográfico. Ambas as artes podem provocar emoções e sentimentos no homem através de suas imagens: enquanto a literatura associa-se à imaginação, o cinema coloca a imagem diante do espectador. Considerando o cinema do cineasta português Manoel de Oliveira, e ciente do diálogo que ele mantém com outras artes, especialmente com a literatura, buscaremos observar, a partir do filme Je rentre à la Maison, o intertexto do filme com três grandes obras: As peças teatrais: Le roi se meurt, de Ionesco e A tempestade, de Shakespeare, e o romance Ulisses, de James Joyce. Procuraremos compreender como essas obras literárias se integram no universo fílmico oliveriano, tornando-se parte fundamental para a construção do sentido.

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Biografia do Autor

Kedrini Domingos dos SANTOS, Uiversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciencias e Letras (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brazil, keds_dom@yahoo.com.br

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara).

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Publicado

2020-06-05

Como Citar

DOMINGOS DOS SANTOS, K. IONESCO, JOYCE E SHAKESPEARE NO CINEMA DE MANOEL DE OLIVEIRA. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 31–53, 2020. DOI: 10.5216/lep.v23i2.60164. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/60164. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Literatura contemporânea e/ou suas interfaces