O ETHOS DE PROFESSORAS EM FORMAÇÃO INICIAL NAS PRÁTICAS AUTORREFLEXIVAS DO PIBID

Autores

  • Cássia NASCIMENTO Universidade Federal do Alagoas
  • Lúcia de Fátima SANTOS Universidade Federal do Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i2.57541

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a constituição do Ethos de professoras em formação inicial, em experiências desenvolvidas no Pibid/Letras/Ufal. Os dados analisados foram obtidos em diários reflexivos produzidos por professoras participantes do Pibid com base nas aulas de Língua Portuguesa, ministradas por uma professora em formação continuada, como também sobre oficinas de leitura e produção de textos realizadas por professoras em formação inicial. Para fundamentar esta pesquisa, consideramos os estudos sobre ethos de Amossy (2008); Charaudeau (2006); Maingueneau (2001; 2005; 2008) e Souto Maior (2009); no que se refere à disciplina em sala de aula, recorremos a Franco (1986); Morales (1998); Vasconcellos (1994) e Pirola (2007). A constituição do Ethos das professoras em formação inicial sobre disciplina motiva ressignificações sobre o próprio entendimento de educação escolar, como também sobre os posicionamentos do professor no cotidiano da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia NASCIMENTO, Universidade Federal do Alagoas

Foi bolsista de iniciação à docência o PIBID/Português/Maceió no período de 2012 a 2013.

Lúcia de Fátima SANTOS, Universidade Federal do Alagoas

É professora do curso de Letras e do PPGLL/UFAL. Coordenou o PIBID/Português/Maceió de 2010 a 2015. É atualmente Coordenadora Institucional do PIBID/UFAL.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

NASCIMENTO, C.; SANTOS, L. de F. O ETHOS DE PROFESSORAS EM FORMAÇÃO INICIAL NAS PRÁTICAS AUTORREFLEXIVAS DO PIBID. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/lep.v22i2.57541. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/57541. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Linguística Aplicada com foco na formação de professores: outros estudos