REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: RESULTADOS DE UMA PESQUISA COLABORATIVA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Autores

  • Diogo de Campos ALVES Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão
  • Luciane Guimarães de PAULA Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i2.57533

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com os graduandos do curso de Letras Português e Inglês que atuam como professores de inglês no Centro de Línguas da UFG, a fim de investigar se a reflexão sobre a prática em sala de aula de língua estrangeira é capaz de promover o desenvolvimento profissional dos formandos. Como aporte teórico a pesquisa se respaldou na teoria da Formação Reflexiva baseada nos trabalhos de Dewey (1959), Smyth (1991) e outros. Os instrumentos de coleta de dados foram observações das aulas, questionários, sessões reflexivas sobre as aulas observadas e entrevistas gravadas em áudio. Espera-se que os resultados deste estudo sejam tanto uma oportunidade de identificar outros objetos de pesquisa quanto um meio para alcançar soluções para entraves e dificuldades comumente enfrentados no âmbito da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo de Campos ALVES, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão

Mestrando em Linguística pelo Programa de Mestrado em Estudos da Linguagem da UFG, Regional Catalão.

Luciane Guimarães de PAULA, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão

Professora Adjunto da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística da UFG, Regional Catalão.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

ALVES, D. de C.; PAULA, L. G. de. REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA EM SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: RESULTADOS DE UMA PESQUISA COLABORATIVA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/lep.v22i2.57533. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/57533. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Linguística Aplicada com foco na formação de professores: outros estudos