ENCAIXAMENTO COMO RECURSO DE SIGNIFICADO LINGUÍSTICO EM UMA CARTA ABERTA AO SENHOR GOVERNADOR

Autores

  • Ana Paula Carvalho SCHMIDT Universidade Federal de Santa Maria
  • Nédilã Espindola CHAGAS Universidade Federal de Santa Maria
  • Sara Regina Scotta CABRAL Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i2.57508

Resumo

Dentre diversas medidas governamentais que têm sido propostas no estado do Rio Grande do Sul em relação à educação, o Projeto de Lei nº 44/2016 tem suscitado debates, pois pode resultar mudanças no papel da profissão de professor. Como resposta, professores de uma escola estadual da cidade de Santa Maria elaboraram uma Carta Aberta, em 2017, dirigida ao Sr. José Ivo Sartori, Governador do Estado do Rio Grande do Sul. Neste artigo, identificamos os significados enfatizados por meio de determinado mecanismo semogênico, denominado encaixamento, nessa Carta Aberta, com base nos pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional propostos por Halliday e Matthiessen (2014). Como procedimento de análise, primeiramente efetuamos um mapeamento das orações para averiguar as ocorrências de encaixamento. Após, selecionamos cinco categorias temáticas para análise: Escola, Educadores, Estado, Reivindicação e Contexto e Políticas Educacionais no Rio Grande do Sul, que se destacaram pela recorrência e por sua relevância para o propósito da Carta. A análise evidenciou, além da grande ocorrência de encaixamentos, o papel determinante desse tipo de processo semogênico para a argumentação da legitimidade da reivindicação a que a Carta se propõe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Carvalho SCHMIDT, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras/Estudos Linguísticos/ CNPq (PPGL/UFSM) e professora de Língua Inglesa.

Nédilã Espindola CHAGAS, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras/Estudos Linguísticos (PPGL?UFSM) e professora de Língua Portuguesa.

Sara Regina Scotta CABRAL, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

SCHMIDT, A. P. C.; CHAGAS, N. E.; CABRAL, S. R. S. ENCAIXAMENTO COMO RECURSO DE SIGNIFICADO LINGUÍSTICO EM UMA CARTA ABERTA AO SENHOR GOVERNADOR. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/lep.v22i2.57508. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/57508. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos de temática livre