O USO DE [ÃW] E [Õ] NA COMUNIDADE CORIXA: ANÁLISES A PARTIR DO QUESTIONÁRIO DO ALIB (2001)

Autores

  • Simone Carvalho MENDES Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres
  • Jocineide MACEDO KARIM Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i2.57506

Resumo

Propomos, nesta pesquisa, apresentar um estudo realizado com os nativos da comunidade Corixa-MT, sendo que esta comunidade fica localizada na fronteira com a cidade boliviana de San Mathias. Esta pesquisa é fruto dos estudos realizados durante o curso de Pós Graduação Strictu Sensu em Linguística da UNEMAT, deste modo, apresentamos os resultados obtidos a partir da aplicação do questionário ALIB (2001), em que selecionamos 4 questões e aplicamos com os nativos da comunidade, tínhamos como objetivo verificar o usos de [ãw] e [õ] no falar local, a partir das seguintes palavras: televisão, procissão, perdão e coração. Como resultado obtivemos tanto no falar masculino, quanto no feminino as duas formas de usos, ou seja, a forma padrão [ãw] e padrão regional [õ]. Desenvolvemos este estudo, sob os aportes teóricos e metodológicos da Sociolinguística Variacionista, linha teórica, cujo objetivo é o de descrever e sistematizar as variações linguísticas existentes. Tomamos como corpus as entrevistas de 24 fronteiriços selecionados respeitando alguns critérios, sendo estes: todos os entrevistados são nativos da comunidade, pertencentes às seguintes faixas etárias, de 20 a 30 anos, de 38 a 48 anos e a partir de 58 anos. A análise foi baseada nos estudos dos teóricos Willian Labov (2008) e Fernando Tarallo (1997). As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas conforme os fatores condicionadores extralinguísticos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Carvalho MENDES, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres

Professora Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da UNEMAT/Cáceres-MT.

Jocineide MACEDO KARIM, Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres

Professora Doutora em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística/UNEMAT/Cáceres - Coordenadora do projeto de pesquisa: A variação linguística em comunidades quilombolas da Região Centro Oeste do Brasil; Membro do Grupo de Pesquisa: Mato Grosso: Falares e Modos de Dizer.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

MENDES, S. C.; MACEDO KARIM, J. O USO DE [ÃW] E [Õ] NA COMUNIDADE CORIXA: ANÁLISES A PARTIR DO QUESTIONÁRIO DO ALIB (2001). Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/lep.v22i2.57506. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/57506. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos de temática livre