O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA

Autores

  • Cecilia AGUIRRE Universidade Federal da Bahia
  • Jadirlete CABRAL Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i2.57505

Resumo

O presente trabalho, de cunho qualitativo descritivo, objetiva avaliar a aplicação pedagógica do Moodle em disciplinas de graduação e na extensão de Letras/UFBA. Mediante as ferramentas diário e pesquisa de avaliação, oferecidas pelo ambiente, tivemos acesso aos depoimentos dos participantes, constituindo assim o corpus que permitiu avaliar o aproveitamento das atividades digitais e tecer algumas reflexões quanto a inserção de novas tecnologias nas aulas de graduação e na formação de professores. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de formação de professores no uso educativo das novas tecnologias e para a conscientização dos estudantes sobre seu papel na própria formação. Esperamos que este artigo motive outras pesquisas quanto ao uso de novas tecnologias digitais de comunicação e informação no ensino superior. Como referencial teórico sobre tecnologias, letramento digital e ambiente virtual fundamentamos nossa argumentação no pensamento de Rojo (2013), Lins & Souza, (2016), Coscarelli (2016), Alves (2009), Cortelazzo (2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia AGUIRRE, Universidade Federal da Bahia

Professora associada III de Língua e Literatura Espanhola. Orientadora pedagógica dos professores em formação de Espanhol do NUPEL (Núcleo Permanente de Extensão do Instituto de Letras) pelo biênio 2017-2019. Desenvolve pesquisa nas áreas de Pragmática Sociocultural, Literatura em portunhol, Ensino de línguas, Formação de professores e Novas Tecnologias.

Jadirlete CABRAL, Universidade Federal da Bahia

Professora associada I de Língua e Literatura Italiana na UFBA. Vice-líder do grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem de LE com Novas Tecnologias (CNPq/2013). Pesquisa em andamento: Ensino do italiano em AVA: abordagens, métodos e técnicas.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

AGUIRRE, C.; CABRAL, J. O MOODLE NA GRADUAÇÃO E NA EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIENCIA. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/lep.v22i2.57505. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/57505. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Linguística Aplicada com foco na formação de professores: outros estudos