O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL EM PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Autores

  • Anelise Fonseca DUTRA Universidade Federal de Ouro Preto
  • Sílvia Maria de Oliveira PENNA Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i2.57504

Resumo

A universidade em que foi feita esta pesquisa desenvolve um programa de português para estrangeiros cujas aulas são ministradas por professores em formação. Foi percebido que esses professores não tinham o conhecimento sobre interculturalidade. Decidiu-se iniciar uma pesquisa cujo objetivo era investigar de que maneira uma formação teórica e prática, baseada em uma abordagem intercultural, poderia influenciar as decisões tomadas na preparação das unidades didáticas. Esse trabalho foi baseado no modelo teórico de Byram (1997). Os resultados obtidos demonstram que os professores iniciantes aprenderam a trabalhar com a abordagem intercultural, desenvolveram uma consciência crítica e maior respeito em relação à própria cultura e à alheia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Fonseca DUTRA, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira. Professora da Universidade Federal de Ouro Preto. Presidente do Colegiado e Membro do NDE.

Sílvia Maria de Oliveira PENNA, Instituto Federal de Minas Gerais

Mestre em Literaturas de Expressão Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Instituto Federal de Minas Gerais. Coordenadora de Assuntos Internacionais.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

DUTRA, A. F.; PENNA, S. M. de O. O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL EM PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/lep.v22i2.57504. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/57504. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Linguística Aplicada com foco na formação de professores: outros estudos