IDENTIDADES DE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA “ACORDA RAIMUNDO”

Autores

  • Rosana Ap. R. de SENE Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Aparecida de Jesus FERREIRA Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i2.57459

Resumo

O presente artigo pretende contribuir com reflexões referentes as identidades de gênero perante a exibição do vídeo “Acorda Raimundo” nas aulas de língua inglesa. Este artigo responde a duas questões: Como as aulas de língua inglesa podem contribuir para (des)naturalizar os papéis atribuídos para mulheres e homens?  Como os papéis de gênero são vividos e naturalizados para mulheres e homens na sociedade?  O referencial teórico utilizado está ancorado em Louro (1997, 2007), Moita Lopes (2002), Auad (2003, 2006), Butler (2010), Melo (2015) Ferreira (2006, 2012, 2015), Hall (2011), Dias e Mastrella-de-Andrade (2015). A metodologia utilizada neste estudo foi no contexto de grupo focal com 8 estudantes de uma turma de 2 Série do Ensino Médio, pertencentes a uma Escola Pública do Paraná. Os resultados da pesquisa demonstram que se faz necessário desconstruir estereótipos, preconceitos, machismo e sexismo nas relações de gênero, podendo encontrar na língua inglesa importantes contribuições para a construção de uma sociedade mais humana para todas as pessoas. Concluímos que, abordagens, em sala de aula, com temáticas envolvendo questões de gênero, são importantes porque possibilitam que professoras/es e estudantes reflitam criticamente sobre os discursos e práticas que reforçam as desigualdades entre mulheres e homens nas diferentes formas de manifestação do “ser” mulher/homem na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Ap. R. de SENE, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora de Língua Inglesa da SEED - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Mestre em Estudos da Linguagem pela UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aparecida de Jesus FERREIRA, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Associada UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-Doutorado e Doutorado pela University of London. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

SENE, R. A. R. de; FERREIRA, A. de J. IDENTIDADES DE GÊNERO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA “ACORDA RAIMUNDO”. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/lep.v22i2.57459. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/57459. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Linguística Aplicada com foco na formação de professores: outros estudos