FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM TEXTOS AUDIOVISUAIS: UMA PROPOSTA DE LEITURA DO GÊNERO VIDEOANIMAÇÃO

Autores

  • Helena Maria FERREIRA Universidade Federal de Lavras
  • Patricia Vasconcelos ALMEIDA Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i2.57458

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de leitura de uma videoanimação e, por consequência, uma análise do referido gênero, tecendo considerações para sua utilização em sala de aula. Apoiando-nos na teoria dos gêneros textuais/discursivos, na semiótica social e na linguagem cinematográfica, buscaremos dar destaque à importância de promover, ainda durante o processo de formação docente, uma experiência didático-metodológica no uso desse gênero a fim de possibilitar aos futuros profissionais experiências de trabalho com as múltiplas linguagens. As possibilidades de análise apresentadas comprovam a necessidade de se repensar a formação docente para as questões emergentes da inserção da tecnologia de informação e comunicação como material didático-pedagógico no cotidiano escolar, bem como a importância de se oferecer ao professor, em seu percurso formativo, subsídios para (re)pensar sua prática de ensino da leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Maria FERREIRA, Universidade Federal de Lavras

Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação (linha Linguística Aplicada) e do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Lavras.

Patricia Vasconcelos ALMEIDA, Universidade Federal de Lavras

Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação (linha Linguística Aplicada) e do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

FERREIRA, H. M.; ALMEIDA, P. V. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O TRABALHO COM TEXTOS AUDIOVISUAIS: UMA PROPOSTA DE LEITURA DO GÊNERO VIDEOANIMAÇÃO. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/lep.v22i2.57458. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/57458. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Linguística Aplicada com foco na formação de professores: outros estudos