DESCOLONIZAÇÃO DO VERBO: ORALIDADE E APROPRIAÇÃO DO FRANCÊS NA LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA FRANCESA

Autores

  • Kasonga NKOTA Universidade Federal de Juiz
  • Enilce Albergaria ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i2.56550

Resumo

A literatura africana de língua francesa resultou do encontro entre colonizadores e colonizados, ocorrido entre a França, a Bélgica e os países africanos. Esta literatura tem certas especificidades que marcam a sua originalidade. Algumas de suas particularidades podem ser notadas na linguagem, através da introdução de palavras e expressões de origem africana, de uma sintaxe e de um ritmo novo, fruto da influência da oralidade. A interferência das línguas africanas e a mescla de registros linguísticos permeiam a produção literária do escritor africano e servem como meio de desconstrução e de reinvenção da língua francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kasonga NKOTA, Universidade Federal de Juiz

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Mestrando em Estudos literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professor de francês, Alliance Française, em Juiz de Fora-MG.

Enilce Albergaria ROCHA, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1974) e em Lingüística pela Université de Toulouse II (Le Mirail) (França, 1977); Mestre em Linguística pela Université de Toulouse II (Le Mirail) (França, 1977); Doutora em Letras - Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2001) e Pós-Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professora associada IV na Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: tradução do francês para o português, identidade cultural, literaturas africanas de língua portuguesa, literaturas das diásporas das Antilhas de língua francesa e do Brasil, ensino da língua e literatura francesa.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

NKOTA, K.; ROCHA, E. A. DESCOLONIZAÇÃO DO VERBO: ORALIDADE E APROPRIAÇÃO DO FRANCÊS NA LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA FRANCESA. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/lep.v22i2.56550. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/56550. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Vozes de África