IDENTIFICAÇÃO DE PERFIS LINGUÍSTICOS NO FACEBOOK DURANTE A INVESTIGAÇÃO POLICIAL

Autores

  • Alexandre António TIMBANE Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v20i1.44841

Resumo

A linguística é uma ciência importante para a nossa sociedade e pode ser aproveitada nos diversos campos do interesse da nossa sociedade. Sendo assim, a presente pesquisa é uma reflexão sobre a investigação criminal com o uso do facebook como ferramenta para a identificação do perfil linguístico dos suspeitos. Segundo Coulthard (1985) a análise do discurso é, sem dúvidas, um meio pelo qual se observa e se analisa a língua com maior incidência na interação conversacional em textos orais e escritos. A pesquisa tem por objetivo (a) discutir os conceitos da oralidade e da escrita em contexto do facebook; (b) explicar como o discurso da internet tem características próprias e (c) delimitar as características dos suspeitos investigados com base em exemplos de quatro indivíduos. A pesquisa analisou quatro usuários de facebook, todos moçambicanos e observou que a oralidade se mistura no escrito, mas o contrário não ocorre, quer dizer, podemos ver marcas da oralidade num texto escrito, mas no texto oral a escrita não se apresenta de forma evidente. Cada usuário do facebook tem o seu estilo conversacional que se demonstra através do léxico, da construção sintática bem como o uso de estrangeirismos e de moçambicanismos. No facebook, o respeito pela norma ortográfica tem pouca importância e assim, o uso de abreviaturas, siglas e outros neologismos são aceites pelos usuários. Conclui-se que o facebook é um aliado importante que pode ajudar aos policiais na identificação do perfil linguístico dos suspeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre António TIMBANE, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão

Pós-Doutor em Linguística Forense, Pós-Doutor em Estudos Ortográficos, Doutor em Linguística e Língua Portuguesa. Professor e Pesquisador Visitante Estrangeiro na Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

TIMBANE, A. A. IDENTIFICAÇÃO DE PERFIS LINGUÍSTICOS NO FACEBOOK DURANTE A INVESTIGAÇÃO POLICIAL. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/lep.v20i1.44841. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/44841. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos de temática livre