SOLIDARIEDADE E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS NAS LITERATURAS DOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Benjamin ABDALA JUNIOR Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v20i1.44829

Resumo

Apresentação de questões relativas às histórias literárias dos países africanos de língua oficial portuguesa, construídas a partir da situação colonial. São relevados traços históricos comuns, que apontam para perspectivas supranacionais, de sentido comunitário, quando essas literaturas se voltam para imaginar questões relativas a suas nacionalidades, com horizontes descolonizados; processos de atualização da língua literária portuguesa, cuja plasticidade volta-se para especificidades nacionais; e as redes comunitárias que elas conformam com o conjunto das literaturas de língua portuguesa, em especial com o Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benjamin ABDALA JUNIOR, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Professor Titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Pesquisador 1 A do CNPq.

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

ABDALA JUNIOR, B. SOLIDARIEDADE E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS NAS LITERATURAS DOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/lep.v20i1.44829. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/44829. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Textos de autores convidados