CULTURA E INTERCULTURALIDADE NA SALA DE AULA DE LE: UMA INTRODUÇÃO TEÓRICA

Autores

  • Danilo Neves PEREIRA Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v19i1.39900

Resumo

O presente artigo resulta de um breve levantamento bibliográfico, cujo objetivo é explicar os principais conceitos relacionados ao termo cultura que podem auxiliar o professor de línguas a entender os processos interculturais que ocorrem durante o ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira. Utilizando alguns dos principais autores da linguística aplicada e da antropologia que discutiram sobre o tema, esse artigo traz algumas definições da palavra cultura, além de outros termos relevantes para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, tais como o conceito de languaculture, fluxos culturais e competência intercultural. Este artigo, em síntese, procura, através de uma discussão teórica, atentar para a importância dos estudos interculturais para a sala de aula de línguas.

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Biografia do Autor

Danilo Neves PEREIRA, Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão

Aluno do mestrado em Letras e Linguística e professor do Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2016-02-22

Como Citar

PEREIRA, D. N. CULTURA E INTERCULTURALIDADE NA SALA DE AULA DE LE: UMA INTRODUÇÃO TEÓRICA. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 19, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/lep.v19i1.39900. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/39900. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos de temática livre