O ACONTECIMENTO DISCURSIVO 145 ANOS DA CAIXA: “IDENTIDADE NACIONAL” PRODUZIDA NA E PELA LINGUAGEM DOI:10.5216/lep.v14il.23967

Autores

  • Léa Evangelista PERSICANO Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Resumo

Tendo como referencial teórico a Análise do Discurso francesa, analisamos algumas estratégias discursivas utilizadas pela Caixa Econômica Federal, na constituição do acontecimento discursivo 145 anos da Caixa, em que se estabelece uma estreita relação entre a história do Brasil e a história da Caixa, como meio de se alcançar uma suposta identidade nacional. Refletimos sobre a presença da (logo)marca “Caixa 145 anos” na capa do primeiro exemplar da revista impressa Gente da Caixa(2006), o discurso que a acompanha, “Esta História é nossa”, e a capa da Agenda de 2006, também distribuída pela Caixa aos seus funcionários e outras informações veiculadas no site externo da Caixa, procurando demonstrar que essa instituição-empresa fez de seus 145 anos um acontecimento histórico- discursivo, o qual se relaciona com acontecimentos discursivos anteriores, como o V Centenário do Brasil.

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Biografia do Autor

Léa Evangelista PERSICANO, Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Pesquisa desenvolvida sob a orientação da Profª. Dra. Sirlene Duarte, no curso de Especialização em Letras, promovido pela Universidade Federal de Goiás/Campus Catalão, defendida em fevereiro de 2008.

 

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Publicado

2015-03-09

Como Citar

PERSICANO, L. E. O ACONTECIMENTO DISCURSIVO 145 ANOS DA CAIXA: “IDENTIDADE NACIONAL” PRODUZIDA NA E PELA LINGUAGEM DOI:10.5216/lep.v14il.23967. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 14, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/34364. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos