TESTEMUNHOS DA EDUCAÇÃO NO INTERIOR DE SÃO PAULO NO SÉCULO XIX: RELATOS PROVENIENTES DO LABOR FILOLÓGICO DOI: 10.5216/lep.v16i2.28494

Autores

  • Rosicleide Rodrigues GARCIA Universidade de São Paulo
  • Andrezza Bezerra da SILVA Universidade de Santo Amaro e Faculdade Claretiana

Resumo

Tendo em vista que “a escolaridade tem se mostrado relevante no comportamento linguístico dos falantes” (BISOL; BRESCANCINI, 2002, p. 132), este artigo, por meio do labor filológico em documentos cartoriais do séc. XIX, toma o assunto “educação” como tema objetivando auxiliar a pesquisadores quanto à comprovação e/ou correção de afirmações feitas quanto à história pedagógica brasileira, e, consequentemente, ao ensino da língua portuguesa.

 

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Biografia do Autor

Rosicleide Rodrigues GARCIA, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Membro dos projetos de pesquisa “História do Português Paulista/PHPP: Projeto Caipira” e “Edição e estudo de textos modernos”.

 

Andrezza Bezerra da SILVA, Universidade de Santo Amaro e Faculdade Claretiana

Graduada em Letras pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e em Pedagogia pela Faculdade Claretiana, Batatais, São Paulo, Brasil. Membro do Grupo de Estudos em Literatura Comparada.

 

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Publicado

2015-01-10

Como Citar

GARCIA, R. R.; SILVA, A. B. da. TESTEMUNHOS DA EDUCAÇÃO NO INTERIOR DE SÃO PAULO NO SÉCULO XIX: RELATOS PROVENIENTES DO LABOR FILOLÓGICO DOI: 10.5216/lep.v16i2.28494. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 16, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/33537. Acesso em: 30 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Estudos de Léxico e Filologia - Interfaces