OS EMPRÉSTIMOS DO PORTUGUÊS E DO INGLÊS NA LÍNGUA XICHANGANA EM MOÇAMBIQUE DOI: 10.5216/lep.v16i2.28488

Autores

  • Alexandre António TIMBANE Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Resumo

A presente pesquisa versa sobre a problemática do contato linguístico entre o xichangana com o português e o inglês na região sul de Moçambique. O objetivo é identificar os empréstimos lexicais provenientes do português e do inglês no xichangana bem como os processos da sua integração. Conclui-se que os empréstimos vindos do português e do inglês são adaptados ortográfico-foneticamente integrando-se nas classes nominais e seguindo as normas da gramática do xichangana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre António TIMBANE, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara/SP, bolsista do CNPq. Responsável pelo Departamento de Francês, na Academia de Ciências Policiais (ACIPOL) de Moçambique.

Downloads

Publicado

2015-01-10

Como Citar

TIMBANE, A. A. OS EMPRÉSTIMOS DO PORTUGUÊS E DO INGLÊS NA LÍNGUA XICHANGANA EM MOÇAMBIQUE DOI: 10.5216/lep.v16i2.28488. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 16, n. 2, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/33528. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Estudos de Léxico e Filologia - Interfaces