ANÁLISE DO TEXTO ESCRITO DO SUJEITO SURDO DOI: 10.5216/lep.v15i2.25120

Autores

  • Alessandra BALDO Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.
  • Márcia Duarte de SOUZA Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um estudo sobre a coerência textual de produções escritas de surdos. Sabe-se que a língua materna (L1) desses sujeitos, a língua de sinais, influencia diretamente no processo de aprendizagem do português na modalidade escrita, a segunda língua (L2), a qual é utilizada como mediadora na elaboração de conceitos relativos ao funcionamento  da escrita  (FERNANDES,1999). A fim de observar em que medida os  textos dos sujeitos apresentavam elementos de coerência comumente assinalados pela literatura, foram aplicadas quatro metarregras de coerência de Charolles (apud Antunes 2005) em doze produções textuais de seis sujeitos surdos matriculados em  diferentes  anos  do  ensino  fundamental ou  médio  de  escolas localizadas em um município do estado do Rio Grande do Sul. A análise mostrou ser possível  constatar a presença dessas metarregras na maioria dos casos. Cabe ressaltar, contudo, que esse resultado partiu do pressuposto de que as particularidades da escrita desses sujeitos deveriam  ser  consideradas  na  interpretação dos dados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra BALDO, Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.

Professora Adjunta do Centro de Letras e Comunicação Áreas de Linguística Aplicada e Letras Estrangeiras  da  Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

 

Márcia Duarte de SOUZA, Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.

Especialista em Linguística Aplicada, pesquisadora voluntária em estudos sobre aquisição da linguagem de surdos. Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.

 

Downloads

Publicado

2014-10-22

Como Citar

BALDO, A.; SOUZA, M. D. de. ANÁLISE DO TEXTO ESCRITO DO SUJEITO SURDO DOI: 10.5216/lep.v15i2.25120. Linguagem: Estudos e Pesquisas, Goiânia, v. 15, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/lep/article/view/32421. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos de temática livre