Prorrogação de chamada - LINGUAGEM: Estudos e Pesquisas, vol. 25, n. 2

2021-12-06

Dossiê temático: Desafios da formação docente em tempos de incertezas: resistência, transgressão, luta e transformação.

Vivemos tempos sombrios, marcados por incertezas e descontentamentos em diferentes âmbitos: político, econômico e social. No que tange à educação, sofremos com os cortes de orçamentos públicos e atrasos nos pagamentos de verbas destinadas à importantes programas de formação inicial e continuada de professores, a saber: Residência Pedagógica (RP) e Programa institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Nesse contexto de escassez de recursos e políticas de ataques às universidades públicas, precisamos nos fortalecer ainda mais no campo da produção científica e formação docente, uma vez que a escola e a universidade se configuram como importante lócus de reflexão conjunta, pesquisa e transformação social. E é nesse cenário que Nóvoa1 (2019, p. 7) defende a importância de vincular a formação e a profissão, oportunizando a integração entre professores, universidade e escola, a partir do trabalho em equipe e o desenvolvimento de reflexões conjuntas sobre a realidade partilhada. Como práticas formativas que possibilitam a vivência do fazer pedagógico, pautadas no desenvolvimento de ações pensadas conjuntamente entre os docentes das licenciaturas, professores das escolas e licenciandos, destacam-se a RP, o PIBID e o Estágio Curricular Obrigatório na graduação, além do Estágio Docência específicos para alunos de programas de pós-graduação. Nesse sentido, o presente dossiê procura contribuir como um lugar de interlocução acerca da formação docente em linguagens, em especial, no que concerne à contribuição da RP, do PIBID e dos Estágios neste processo formativo.

Se de um lado a prática docente para atuação na Educação Básica vem exigindo de gestores, professores e formandos olhar atento às mudanças de legislação e, sobretudo, aos desafios hodiernos de ser docente, por outro lado, os cenários da identidade de ser docente não podem prescindir de uma compreensão histórica da profissão no Brasil (e em outros espaços). Métodos, práticas, materiais, arcabouços teórico-metodológicos, sujeitos da aprendência (alunos e todos os envolvidos nos espaços educativos), regramento legal, especificidades dos contextos dos sujeitos são questões que podem ser contempladas nos artigos submetidos ao presente dossiê.

Além de receber propostas de artigos (não serão aceitos relatos de experiência ou relatórios) circunscritos à temática do dossiê, a presente chamada acolhe textos de temática livre, desde que contemplem estudos e pesquisas em linguagem. Normas de submissão estão disponíveis em: https://revistas.ufg.br/lep/about/submissions.

Todas as submissões devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail: revistalinguagem@gmail.com como novo prazo para até dia 12/12/2021. Submissões feitas na plataforma do Portal de revistas ou depois desta data não serão consideradas.

 As organizadoras deste número são:

  1. Profª Dra. Evelyn Cristine Vieira – docente do IF GOIANO – Campus Avançado Catalão, preceptora da RP em Português/Inglês: http://lattes.cnpq.br/5299220425749439
  2. Profª Dra. Flávia Colen Meniconi – docente do PPGLL/UFALL, coordenadora do PIBID em Letras/Espanhol: http://lattes.cnpq.br/8299342638695738
  3. Profª Dra. Maria Helena de Paula – docente do PPGEL/UFCAT, coordenadora da RP em Português: http://lattes.cnpq.br/6122217498972532