Chamada para publicação “LINGUAGEM: Estudos e Pesquisas” - v. 22, n. 1 (jan.-jun./2018)

2018-04-26

Dossiê temático: Estudos em linguística aplicada com foco na formação de professores: conexões e abrangências

 

Editoras deste número:

Profa. Dra. Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira Almeida (Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística - UFG/Regional Catalão)

Profa. Dra. Paula Tatianne Carréra Szundy (UFRJ)

 

Ementa do Dossiê

Dada a sua característica multi/pluri/inter-disciplinar (Celani, 1992), os estudos em Linguística Aplicada (LA) têm estabelecido diálogos profícuos com várias áreas do conhecimento em pesquisas que enfocam os usos situados das linguagens em esferas sociais.No que tange à formação de professores de línguas, muitos pesquisadores têm se debruçado em estudar as linguagens em contextos múltiplos de formação inicial e continuada de professores. As pesquisas nesse campo incluem questões das mais variadas possíveis: avaliação de material didático, ensino e aprendizagem de línguas, produção de gêneros textuais e digitais, questões de letramentos, hipermodalidade, análise do discurso, línguas adicionais, inclusão, formação reflexiva, crenças e ideologias, estudos de narrativas, dentre outras, em contextos presenciais e digitais. Tratam-se de pesquisas que refletem as transformações do mundo contemporâneo suscitando diálogos transdisciplinares com formadores de professores de línguas orientados por diferentes perspectivas teórico-metodológicas. É a partir desse enfoque que este número busca reunir trabalhos no âmbito da LA direcionados com maior ênfase à formação de professores de línguas.

 

Além do Dossiê temático, “LINGUAGEM: Estudos e Pesquisas” também publica artigos de temática livre, desde que tematizem questões afetas à linguagem. Entrevistas e resenhas pertinentes ao Dossiê em questão também podem ser submetidas para avaliação. As editoras de número podem, ainda, convidar pesquisadores(as) de renomado destaque na área para a publicação de “Texto de autor(a) convidado(a)”.

 

Formas de submissão: os interessados devem acessar a página da revista, efetuar cadastro de usuário como autor e seguir os passos ali descritos para a submissão. Os autores devem, ainda, enviar o texto para o e-mail fabiolasartin@gmail.comptszundy@gmail.com e revistalinguagem@gmail.com

 

Prazos:

Recebimento de artigos para a avaliação: 30 de maio de 2018

Emissão de pareceres aos autores: 10 de junho de 2018

Disponibilização, para os autores, da prévia da publicação: 30 de junho de 2018.