Infecção por Blastocystis hominis e Entamoeba histolytica/Entamoeba dispar em pacientes atendidos em um hospital localizado em Niterói, Rio de Janeiro

Autores

  • Heloisa Werneck de Macedo
  • Alejandra Mariana Hermosilla Gonçalves
  • Claúdia Bezerra de Almeida
  • Lívia Volta Bernardes Dias
  • Marcos Fidry Muniz

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v39i1.9499

Palavras-chave:

Blastocistose, Amebíase, Infecção, Enteroparasitoses, Hospital.

Resumo

Blastocistose e amebíase são enteroparasitoses causadas pelos protozoários

 

Blastocystis hominis e Entamoeba histolytica/Entamoeba dispar. E. histolytica é a única espécie considerada invasiva. E. díspar é morfologicamente semelhante, mas geneticamente distinta e considerada incapaz de invadir a mucosa intestinal. Um dos aspectos de maior importância na virulência amebiana talvez seja a interação das amebas com a microbiota do intestino do hospedeiro. B. hominis é encontrado com elevada frequência em fezes, assim como sua associação com E. histolytica/E. dispar, sugerindo possível interferência recíproca de patogenicidade. Neste estudo, o objetivo foi demonstrar a frequência de E. histolytica/E. dispar, B. hominis e de sua associação em amostras de fezes de pacientes atendidos no Hospital Universitário Antônio Pedro, entre janeiro e setembro de 2008, por meio de levantamento no livro de registros de resultados de exames parasitológicos de fezes. A frequência global de enteroparasitoses foi de 14,1%, sendo B. hominis o mais frequente (6,7%), seguido por Entamoeba coli (3,4%), Giardia lamblia (2,9%) e E. histolytica/E. dispar (2,0%). Dos 34 casos positivos para E. histolytica/E. dispar, 20 (58,8%) estavam associados com B. hominis. O poliparasitismo (até quatro parasitos na mesma amostra) observado em alguns indivíduos da população estudada sugere possível deficiência de saneamento básico no local de moradia dessas pessoas. O elevado número de casos com associação entre E. histolytica/E. dispar e B. hominis demonstra a necessidade do desenvolvimento de modelos experimentais para o estudo dessa associação in vivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-07

Como Citar

MACEDO, H. W. de; GONÇALVES, A. M. H.; DE ALMEIDA, C. B.; DIAS, L. V. B.; MUNIZ, M. F. Infecção por Blastocystis hominis e Entamoeba histolytica/Entamoeba dispar em pacientes atendidos em um hospital localizado em Niterói, Rio de Janeiro. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 56–62, 2010. DOI: 10.5216/rpt.v39i1.9499. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/9499. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

NOTA / SHORT COMMUNICATION