AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES A RESPEITO DA TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO DAS HEPATITES B E C
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v38i3.8122Palavras-chave:
Hepatite B, Hepatite C, Adolescentes, Educação.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento de adolescentes do município de Blumenau, Santa Catarina, sobre os meios de transmissão e prevenção das hepatites B e C. Foi realizado um estudo transversal com 393 adolescentes entre 10 e 15 anos atendidos em postos de saúde do município, que responderam a um questionário relativo às hepatites B e C. Dos 393 participantes, 210 (53,4%) eram do sexo feminino. A maioria dos adolescentes (83,2%) demonstrou ter conhecimento da vacina preventiva contra a hepatite B. Pouco mais da metade dos participantes (55,5%) acreditam que a contaminação pelo HBV e HCV ocorra pelo contato com sangue ou secreções de uma pessoa infectada e 23,5% desconhecem as formas de transmissão. Dentre os participantes, 29,0% relataram conhecimento de um ou mais casos de hepatite na família. Quase 40% dos adolescentes informaram antecedente de internação hospitalar, dos quais 5 (1,3% do total de participantes) já haviam recebido sangue por transfusão e 13 (3,3% do total) possuem
body piercing e/ou tatuagem. O nível de conhecimento na população estudada mostra a necessidade de intensificação das atividades educativas e a importância de uma política de educação em saúde voltada para os adolescentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.