AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES A RESPEITO DA TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO DAS HEPATITES B E C

Autores

  • Andréa do Livramento
  • Caio Mauricio Mendes de Cordova
  • Celso Spada
  • Aricio Treitinger

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v38i3.8122

Palavras-chave:

Hepatite B, Hepatite C, Adolescentes, Educação.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento de adolescentes do município de Blumenau, Santa Catarina, sobre os meios de transmissão e prevenção das hepatites B e C. Foi realizado um estudo transversal com 393 adolescentes entre 10 e 15 anos atendidos em postos de saúde do município, que responderam a um questionário relativo às hepatites B e C. Dos 393 participantes, 210 (53,4%) eram do sexo feminino. A maioria dos adolescentes (83,2%) demonstrou ter conhecimento da vacina preventiva contra a hepatite B. Pouco mais da metade dos participantes (55,5%) acreditam que a contaminação pelo HBV e HCV ocorra pelo contato com sangue ou secreções de uma pessoa infectada e 23,5% desconhecem as formas de transmissão. Dentre os participantes, 29,0% relataram conhecimento de um ou mais casos de hepatite na família. Quase 40% dos adolescentes informaram antecedente de internação hospitalar, dos quais 5 (1,3% do total de participantes) já haviam recebido sangue por transfusão e 13 (3,3% do total) possuem

 

body piercing e/ou tatuagem. O nível de conhecimento na população estudada mostra a necessidade de intensificação das atividades educativas e a importância de uma política de educação em saúde voltada para os adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-11-12

Como Citar

LIVRAMENTO, A. do; CORDOVA, C. M. M. de; SPADA, C.; TREITINGER, A. AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES A RESPEITO DA TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO DAS HEPATITES B E C. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 155–164, 2009. DOI: 10.5216/rpt.v38i3.8122. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/8122. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES