Estudo ultra-estrutural do efeito da toxicidade do extrato da Magonia pubescens (ST. HIL.) no mesêntero de larvas de Aedes aegypti (L.) (Diptera: Culicidae)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v37i3.5067Palavras-chave:
Atividade larvicida, Aedes aegypti, Magonia pubescens, Ultra-estrutura.Resumo
Os efeitos da toxicidade do extrato bruto etanólico (e.b.e.) da casca do caule da Magonia pubescens (St. Hil.) em células do mesêntero de larvas de terceiro estádio do mosquito Aedes aegypti (L.) (Diptera: Culicidae) foram investigados por meio da microscopia eletrônica. Vários períodos de exposição ao e.b.e. foram analisados e diferentes graus de destruição foram observados de acordo com o aumento do tempo de exposição. As alterações morfológicas iniciaram-se após quatro horas de tratamento e incluíram a perda de cristas mitocondriais e o espessamento da matriz peritrófica. Com o aumento do período de exposição, evidenciaram-se novas alterações ultra- estruturais, destacando-se completa destruição de mitocôndrias, vacuolização citoplasmática, perda, redução ou rompimento das microvilosidades e alterações nucleares, o que mostrou a elevada toxicidade do e.b.e. e apontou perspectivas de seu uso no controle de larvas do A. aegypti.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.