PARASITOS INTESTINAIS PRESENTES EM MATERIAL FECAL DE CÃES ENCONTRADOS NO SOLO DE ÁREAS RURAIS DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA, BRASIL

Autores

  • Chaiane Frizzo
  • Ana Paula Schimidt
  • Glauber Wagner
  • Gerson Azulim Muller

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v45i2.41774

Palavras-chave:

Canídeos, parasitoses intestinais, zoonoses.

Resumo

O estudo das parasitoses intestinais que ocorrem em cães nas áreas rurais do Brasil assume grande importância ante a escassez de trabalhos sobre este assunto. Foram coletadas amostras fecais de cães encontradas no solo de propriedades rurais de alguns municípios da região meio oeste do estado de Santa Catarina. No laboratório, as amostras foram processadas e analisadas pelo método de Hoffman e por centrífugo-flutuação em solução de sacarose. Verificou-se a presença de pelo menos um parasito em 56,0% das amostras. Os seguintes parasitos foram encontrados: Ancylostoma sp., Toxocara canis, Trichuris vulpis, Dipylidium caninum, Giardia sp., Cryptosporidium sp. and Taenia sp. / Echinococcus sp. Estes resultados indicam um nível elevado de contaminação do ambiente rural por parasitos de cães; por conseguinte, os níveis de infecção de cães na área estudada foram também elevados. O quadro sugere a necessidade da adoção de medidas eficazes de saúde pública e remete à discussão das possíveis implicações de tais resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-14

Como Citar

FRIZZO, C.; SCHIMIDT, A. P.; WAGNER, G.; MULLER, G. A. PARASITOS INTESTINAIS PRESENTES EM MATERIAL FECAL DE CÃES ENCONTRADOS NO SOLO DE ÁREAS RURAIS DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA, BRASIL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 45, n. 2, p. 227–232, 2016. DOI: 10.5216/rpt.v45i2.41774. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/41774. Acesso em: 8 set. 2024.

Edição

Seção

NOTA / SHORT COMMUNICATION