IMPORTÂNCIA DO TESTE DE AVIDEZ IgG NA TOXOPLASMOSE CONGÊNITA

Autores

  • Zulmirene Cardoso Fonseca
  • Isolina Maria Xavier Rodrigues
  • Natália Cruz e Melo
  • Ana Maria Castro
  • Mariza Martins Avelino

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v45i1.40078

Palavras-chave:

Toxoplasmose congênita, Imunoglobulina G, diagnóstico.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o valor preditivo do teste de avidez de IgG no diagnóstico precoce da toxoplasmose congênita (TC) no recém-nascido (RN). O grupo de estudo foi constituído por 68 pares de puérperas e seus RN, sendo 43 com toxoplasmose aguda durante a gravidez e 25 com IgM negativo para Toxoplasma gondii (grupo controle). As pacientes pariram os RN na Maternidade do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Foram avaliados os níveis séricos de IgM e IgG anti-T. gondii e avidez de IgG. Os RN do grupo de estudo foram divididos em RN com baixa avidez (BA) e RN com elevada avidez (EA). Foi verificada a concordância do teste de avidez dos RN e das puérperas. A infecção pelo T. gondii foi observada em 94,1% dos RN com BA e 42,3% dos RN com EA. Os níveis de IgG e de IgM dos RN com BA e de suas puérperas infectadas foram elevados e apresentaram diferença quando comparados com os RN com EA (p=0,0001) e os RN não infectados (p=0,0001) e suas respectivas puérperas. A sintomatologia da TC foi observada em 56% dos RN com BA e em 18% dos RN com EA. Nossos dados mostram que RN com BA apresentaram aumento de IgM e IgG e sintomas severos da TC. Assim, o teste de avidez poderia ser utilizado em conjunto com a detecção de IgM e IgG no diagnóstico precoce da TC no RN.

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Publicado

2016-02-25

Como Citar

FONSECA, Z. C.; RODRIGUES, I. M. X.; CRUZ E MELO, N.; CASTRO, A. M.; AVELINO, M. M. IMPORTÂNCIA DO TESTE DE AVIDEZ IgG NA TOXOPLASMOSE CONGÊNITA. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 45, n. 1, p. 42–54, 2016. DOI: 10.5216/rpt.v45i1.40078. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/40078. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES