ESTUDO AMBISPECTIVO DE COORTE DA CISTICERCOSE BOVINA EM ABATEDOUROS COM SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM) NA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v44i2.36644Palavras-chave:
Cisticercose. Perdas econômicas. Fatores de risco. Bovinos.Resumo
No período de 2009 a 2013, os abatedouros com Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do municípiode Pelotas-RS abateram 15.408 bovinos, identificando-se 389 com cisticercose, o que representou aprevalência média de 2,5%. A distribuição temporal da prevalência revelou as maiores frequências,com diferenças significativas, nos meses de maio e dezembro, com uma razão de chances (OR) de1,35 (1,06 < OR < 1,71), ?2 = 6,32 e valor de p = 0,0113. Retornando 18 semanas dos períodos demaior prevalência para investigar as causas de contaminação ambiental, identificou-se que os mesesde julho, janeiro e fevereiro, no período 2009 a 2013, tiveram precipitações pluviométricas superioresa 100 mm, o que constitui um fator de dispersão de ovos de Taenia saginata. Os abatedouros comSIM são abastecidos com poucos animais provenientes de pequenas propriedades, principalmentede agricultura familiar. Estas propriedades incrementam a mão de obra especialmente nos meses dejulho, dezembro, janeiro e fevereiro, quando os filhos dos agricultores se encontram em período deférias escolares e ajudam no manejo dos animais e também na agricultura. Eles auxiliam na colheitada soja (janeiro a maio), do milho (dezembro a junho), do fumo (dezembro a fevereiro) e do feijão(outubro a março). Portanto, aumenta a concentração de provável fonte de infecção no campo.No cálculo do índice endêmico da cisticercose bovina por meio do critério do quartil, baseadonos dados retrospectivos do período de 2009 a 2013, o terceiro quartil (zona de alerta) apresentouprevalências esperadas refletindo a descrição acima. Ou seja, além das maiores precipitações emjulho, janeiro e fevereiro, também nesta época identificamos maior concentração de estudantes emférias, representando potenciais fontes de infecção.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.