ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE OVIPOSIÇÃO DO AEDES AEGYPTI EM DOIS BAIRROS SOB A INFLUÊNCIA DO CLIMA SEMIÁRIDO NO MUNICÍPIO DE SALINAS

Autores

  • Felipe Augusto Soares Departamento Biologia Animal, Parasitologia, Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brazil.
  • Jéssica Coutinho Silva Laboratório de estudo do comportamento do Aedes aegypti, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Salinas, Minas Gerais, Brazil.
  • Jefferson Bruno Bretas de Souza Oliveira Laboratório de estudo do comportamento do Aedes aegypti, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Salinas, Minas Gerais, Brazil.
  • Filipe Vieira Santos de Abreu Laboratório de estudo do comportamento do Aedes aegypti, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Salinas, Minas Gerais, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v44i1.34817

Palavras-chave:

Aede aegypti, clima, comportamento animal, oviposição.

Resumo

O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor de arborvírus humanos no Brasil. O comportamentode oviposição é importante para a sobrevivência e dispersão do A. aegypti. O objetivo deste trabalho foi avaliar estes comportamentos e sua relação com fatores climáticos. Instalaram-se vintearmadilhas ovitrampa em dois bairros de Salinas-MG. Todas foram inspecionadas semanalmentepara contagem e identificação dos ovos presentes na água e na palheta. Paralelamente, analisaram-sedados meteorológicos da região. Os resultados mostraram que o Índice de Positividade deOvitrampa (IPO) variou muito (0% a 90%) entre as semanas/bairros amostrados, o que demonstraa grande flutuabilidade populacional do vetor. Dentre os fatores climáticos analisados, o que maisintensamente influenciou a oviposição foi a precipitação, seguida da umidade relativa. O númerode ovos encontrados na palheta foi significativamente maior que na água (p<0,05). Entretanto,observou-se aumento significativo de ovos na água quando a umidade relativa esteve abaixo de 40%.Este parece ser um dado importante para a manutenção das populações em períodos de seca. O baixonúmero de ovos (<30) encontrados em 56% das armadilhas positivas demonstrou a ocorrência docomportamento de skip-oviposition que pareceu contribuir para a prevalência do mosquito em todoo período amostrado. Concluiu-se que a ocorrência de oviposição na água pode ser maior do que odescrito na literatura e deve ser investigada em virtude de sua importância evolutiva e epidemiológica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-04-02

Como Citar

SOARES, F. A.; SILVA, J. C.; OLIVEIRA, J. B. B. de S.; DE ABREU, F. V. S. ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE OVIPOSIÇÃO DO AEDES AEGYPTI EM DOIS BAIRROS SOB A INFLUÊNCIA DO CLIMA SEMIÁRIDO NO MUNICÍPIO DE SALINAS. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 77–88, 2015. DOI: 10.5216/rpt.v44i1.34817. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/34817. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES