INVESTIGAÇÃO DO TRATAMENTO COM O BENZONIDAZOL SOBRE A RESPOSTA IMUNOLÓGICA DE PORTADORES CRÔNICOS DA DOENÇA DE CHAGAS

Autores

  • Suellen Carvalho de Moura Braz Resumo de tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sob a orientação da Dra. Yara de Miranda Gomes e da Dra. Virginia Maria Barros de Lorena, como requisito para obtenção do título de Doutor em Ciências, Recife, PE, março, 2015.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v44i1.34809

Resumo

Existem indícios de que o benzonidazol interfere diretamente nos padrõesimunológicos de hospedeiros tratados na fase crônica da doença de Chagas. Contudo,ainda não foi realizado estudo longitudinal com portadores crônicos assintomáticose sintomáticos submetidos ao tratamento etiológico em que fossem avaliadosparâmetros imunológicos relacionados a: ativação, citotoxicidade, regulação einflamação celular de forma simultânea. Diante disso, propusemo-nos a investigar aresposta imune de portadores crônicos da doença de Chagas antes e após o tratamentocom o benzonidazol. Foram selecionados 21 adultos classificados na fase crônicada doença de Chagas (forma indeterminada-IND=13/, forma cardíaca-CARD=8).Amostras de sangue foram coletadas antes do tratamento etiológico (T0/n=21),após 2-3 meses (T1/n=21) e 5-6 meses (T2/n=16), sendo avaliadas por citometriade fluxo. Observamos um aumento de linfócitos B1 CD5+CD19+, bem comouma maior ativação de linfócitos T CD8+ citotóxicos (CD28+), indicando queo benzonidazol exacerbou mecanismos celulares relacionados à eliminação doTrypanosoma cruzi. Todavia, em todos os indivíduos houve redução de linfócitosT e B produtores de IFN-g+. Tais fenômenos, associados ao baixo percentual delinfócitos T CD4+CD25+/highFoxP3+, demonstram perda de mecanismos decombate ao parasito e de controle da resposta inflamatória. Ressaltamos, porém,que o surgimento de um padrão de citocinas Th1 modulado (inflamatórias: IFN-g/,regulatórias: IL-4, IL-6, IL-10) de forma tardia (T2) no grupo IND+CARD podeindicar que, após um inicial desequilíbrio imune, o organismo do hospedeiro estariamigrando para uma imunomodulação. Desta forma, o benzonidazol causou umdesequilíbrio de diferentes mecanismos relacionados à resposta imune na doençade Chagas crônica. Porém, somente o acompanhamento por um maior intervalode tempo possibilitará concluirmos se estes fenômenos são definitivos ou secaracterizam uma consequência dos elevados níveis antigênicos e medicamentososno organismo do hospedeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-04-02

Como Citar

BRAZ, S. C. de M. INVESTIGAÇÃO DO TRATAMENTO COM O BENZONIDAZOL SOBRE A RESPOSTA IMUNOLÓGICA DE PORTADORES CRÔNICOS DA DOENÇA DE CHAGAS. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 101–102, 2015. DOI: 10.5216/rpt.v44i1.34809. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/34809. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

RESUMO / ABSTRACTS