ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA COINFECÇÃO TUBERCULOSE-HIV NO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v43i1.29369Palavras-chave:
tuberculose, HIV, coinfecção, epidemiologia, notificação de doençasResumo
Este estudo analisa os aspectos epidemiológicos da coinfecção tuberculose-HIV no nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo descritivo dos casos de tuberculose coinfectados com o HIV, ocorridos no período de 2002 a 2011, registrados no Sistema de Informações de Agravos de Notificações. Foram registrados 12.405 casos de tuberculose coinfectados com o HIV, dos quais 596 evoluíram para óbito (4,8% de letalidade). Os estados de Pernambuco, Sergipe e Paraíba registraram os maiorespercentuais de coinfecção. Em 53% dos municípios nordestinos houve registro de coinfecção. O sexo masculino foi o mais acometido (70%). A forma pulmonar foi apresentada por 70% dos indivíduos; 6% dos indivíduos coinfectados eram institucionalizados; o percentual de cura para a tuberculose no período foi 39% e a taxa de abandono ao tratamento foi de 14%; 83,95% dos indivíduos coinfectados desenvolveram as manifestações clínicas de AIDS. O baixo percentual de
cura, o elevado percentual de abandono, a ocorrência de formas graves de tuberculose extrapulmonar e a elevada taxa de letalidade refletem o desafio na assistência ao paciente e na vigilância dos casos de tuberculose coinfectados com o HIV no nordeste do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.