COLABORAÇÃO PARA O CONHECIMENTO DO HISTÓRICO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA NO BRASIL: POSSÍVEIS CASOS ENTRE ESCRAVOS NA VILA DE VASSOURAS-RJ, NOS ANOS 1820 A 1880
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v43i1.29366Palavras-chave:
Leishmaniose, história, paleoparasitologiaResumo
No Brasil, a leishmaniose tegumentar americana (LTA) só foi confirmada em 1909 por Lindemberg, que encontrou seus parasitos em lesões cutâneas de indivíduos que trabalhavam nas matas do interior do estado de São Paulo e os assemelhou à Leishmania tropica, variação encontrada no Velho Mundo. Gaspar Vianna, por considerar o parasito diferente da L. tropica, batizou-o de L. braziliensis, ficando assim denominado o agente etiológico da LTA. Apesar de sua importância nocenário mundial, avolumam-se ainda dúvidas acerca de sua origem e dispersão. O presente trabalho objetiva demonstrar a possibilidade de existência da LTA na cidade de Vassouras-RJ no início do século XIX, período anterior ao considerado como o marco da chegada da doença ao sudeste brasileiro. O presente trabalho baseou-se na análise de inventários post-mortem alocados no Centro de Documentação Histórica desta cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.