PESQUISA SOBRE A CONTAMINAÇÃO DE HORTALIÇAS POR OVOS E LARVAS DE NEMATÓDEOS E CISTOS DE PROTOZOÁRIOS COMO MÉTODO DE ESTUDO

Autores

  • Daniela Barros Dufloth
  • Claudia Maria Silva
  • Ana Sophia Soares Pessoa Nobre de Lacerda
  • Samily Ferreira Viégas da Silva
  • Karla Thaís Resende Teixeira
  • Talita Milanez Ruiz Monteiro
  • Wellinton Silva Oliveira
  • Cláudia Soares Santos Lessa
  • Valéria Magalhães Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v42i4.27923

Palavras-chave:

Formação acadêmica, integração ensino-pesquisa, metodologia de ensino, saúde pública, técnica de sedimentação

Resumo

Objetivou-se descrever uma prática de ensino integrada à pesquisa que poderá ser desenvolvida tanto em escolas de ensino fundamental e médio quanto em universidades. A pesquisa foi realizada de 2002 a 2011 como atividade prática da disciplina de Parasitologia aplicada ao curso de Nutrição. Cada equipe de trabalho recebeu um roteiro prático (projeto) com as instruções para a realização da pesquisa de enteroparasitos em hortaliças. Estas foram processadas pela técnica de sedimentação espontânea utilizando-se um aparato desenvolvido com material reciclável. A observação do sedimento corado com lugol foi realizada entre lâmina e lamínula. Constatou-se contaminação em dez espécies de hortaliças com 36,4% (56/154) de positividade; destas, 48,8% para larvas de helmintos, 23,3% para cistos de protozoários e 13,9% para ovos de helmintos. A aceitação dos alunos em relação à atividade prática foi expressiva (98,4%). Esta prática vem contribuindo para a formação do acadêmico, dinamizando e incentivando o estudo da Parasitologia e alertando aos futuros profissionais da saúde sobre o fato de que a veiculação de parasitos em hortaliças consumidas in natura constitui uma questão de segurança alimentar e, consequentemente, de saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DUFLOTH, D. B.; SILVA, C. M.; DE LACERDA, A. S. S. P. N.; DA SILVA, S. F. V.; TEIXEIRA, K. T. R.; MONTEIRO, T. M. R.; OLIVEIRA, W. S.; LESSA, C. S. S.; AGUIAR, V. M. PESQUISA SOBRE A CONTAMINAÇÃO DE HORTALIÇAS POR OVOS E LARVAS DE NEMATÓDEOS E CISTOS DE PROTOZOÁRIOS COMO MÉTODO DE ESTUDO. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 42, n. 4, 2014. DOI: 10.5216/rpt.v42i4.27923. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/27923. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES