ESTUDO PRELIMINAR SOBRE EPIDEMIOLOGIA DA TOXOPLASMOSE EM GOIÁS. INVESTIGAÇÃO PELA REAÇAO DE SABIN-FELDMAN E TOXOPLASMINA EM DOIS BAIRROS DE GOIÂNIA

Autores

  • Waldemar José Fernandes
  • William Barbosa
  • Grace Helena Daher Ceva
  • Raquel Lopes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v1i2.23238

Resumo

Os autores examinaram 366 pessoas de 2 bairros da Capital,
um localizado nas cercanias de um matadouro, e que abrigavam seus funcionários e familiares — Colónia Matingo, e o outro constituído de barracões, edificados com materiais provisórios nos terrenos baldios do bairro Universitário, de precaríssimas condições sanitárias.
Todos foram submetidos à reação de Sabin-Feldman e toxoplasmina e responderam à ficha inquérito relativa à procedência, contato esporádico ou permanente com animais e tipo de carne usada na alimentação.
A análise estatística dos dados mostrou não haver qualquer
relação entre os resultados das reações sorológicas e o coutato com animais, na dependência de ativídade profissional ou hábito alimentares, com exceção das domésticas. Por outro lado, os moradores da área do matadouro apresentaram índice de positividade de 60,9% contra 47% dos residentes no bairro Universitária — sugerindo esta diferença significativa, a possibilidade da importância dá residência em área permanentemente contaminada por animais, como fafor de
infecção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

JOSÉ FERNANDES, W.; BARBOSA, W.; HELENA DAHER CEVA, G.; DE OLIVEIRA, R. L. ESTUDO PRELIMINAR SOBRE EPIDEMIOLOGIA DA TOXOPLASMOSE EM GOIÁS. INVESTIGAÇÃO PELA REAÇAO DE SABIN-FELDMAN E TOXOPLASMINA EM DOIS BAIRROS DE GOIÂNIA. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 1, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/rpt.v1i2.23238. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/23238. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES