RESULTADOS PRELIMINARES COM A ASSOCIAÇÃO DA SULFORMETOXINA À PIRIMETAMINA SOB A FORMA INJETÁVEL NO TRATAMENTO DA MALÁRIA POR PLASMODIUM FALCIPARUM
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v1i2.23236Resumo
A associação sulformetoxina — pirimetamina sob a formainjetável foi ensaiada em 25 pacientes portadores de malária por F. falciparam segundo 2 esquemas.
Um 1.° grupo de 14 pacientes com doença oligossintomática
ou com parasitemia baixa, foi tratado com dose única de l ampola intramuscular e um 2.° grupo de 11 pacientes com manifestações clínicas severas ou com parasitemia alta foi medicado com l ampola ao dia durante dois dias.
O controle parasitológico mostrou que no 1.° grupo houve
desaparecimento das formas assexuadas em todos os 14 casos entre o 2.° e o 4.° dias após a medicação e que no 2.° grupo ocorreu negativação em 10 casos porém entre o 3.° e 6.° dias e uma evolução para óbito apesar de uma boa resposta parasitária. Foram observados duas recrudescências no 1.° grupo e uma no 2.° grupo durante um período de controle de cura de 30 dias com os doentes hospitalizados.
A associação em apreço sob a forma injetável em face da boa
tolerância observada em todos os casos e de sua potente ação esquizontícida sanguínea, mostrou-se útil para o tratamento das formas severas da malária por P. falciparum nas quais muitas vezes é impraticável a administração de medicamentos por via oral.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.