POSSÍVEIS FATORES QUÍMICOS NA AGUA QUE INFLUENCIAM AS FÊMEAS DE CULEX PIPIENS FATIGANS PARA OVOPOSIÇÃO

Autores

  • Routraut A.G. Bohlmann Consoli
  • Hélio N. Espínola

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v2i1.23158

Resumo

Fatores químicos e físicos na água, atraindo e induzindo as fêmeas de algumas espécies de mosquitos à costura, são já conhecidos. Foram feitas experiências em laboratório para verificar a atração exercida por água destilada ou uma solução de NaCl 0,03 M onde larvas, pupas jovens ou eclodindo, de Culex pipiens fatigam se encontravam ou haviam permanecido durante algum tempo.
De todos os experimentos, os líquidos onde foram colocadas pupas Culex pipic-iis fatigans mostraram-se mais efeíivos na atração das fêmeas grávidas e indução para a postura dos
ovos. Os resultados sugerem que as pupas libertam substâncias químicas no meio em que se encontram e que essas substâncias atraem as fêmeas grávidas para a ovoposição no lugar onde estiveram ou estão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BOHLMANN CONSOLI, R. A.; ESPÍNOLA, H. N. POSSÍVEIS FATORES QUÍMICOS NA AGUA QUE INFLUENCIAM AS FÊMEAS DE CULEX PIPIENS FATIGANS PARA OVOPOSIÇÃO. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 2, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/rpt.v2i1.23158. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/23158. Acesso em: 7 set. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES