ESTUDO EXPERIMENTAL DE AMOSTRAS DO TRYPANOSOMA CRUZI ISOLADAS DE GESTANTES CHAGÁSICAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v2i3.22723Resumo
O estudo de diferentes amostras do Trypanosoma cruzi, isoladas de cinco pacientes gestantes chagásicas não mostrou diferenças nas características das mesmas, quer quando provinham de casos em que houve transmissão da infecção ao feto, quer de casos em que não houve transmissão congénitada doença. As diferentes amostras foram caracterizadas do ponto de vista biológico, morfológico e histopatológico.
Como se trata de um estudo feito em um número reduzido de casos, não se pode concluir sobre a importância de diferenças de cepas na transmissão congênita da doença de Chagas. Verificou-se, entretanto, que todas as amostras pertenciam a um mesmo padrão o qual foi considerado como facilmente transmissível, levando-se em conta que, de cinco pacientes
das quais as amostras foram isoladas, houve transmissão congênita da infecção em duas.
O presente estudo poderá servir de base para estudos comparativos posteriores utilizando cepas do T. cruzi isoladas de áreas em que a incidência de transmissão congênita da infecção é considerada baixa ou inexistente.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.