Toxoplasmose em crianças em idade escolar do Estado do Espírito Santo: 2- Seleçáo de casos com títulos elevados de anticorpos séricos para acompanhamento clínico e laboratorial- Exames Clínicos

Autores

  • Paulo Augusto Sessa
  • Gelcílio Coutinho Barros
  • Fausto Gonçalves de Araújo
  • Marcos Daniel Santos
  • Carlyle Passos Júnior
  • José Carlos Saleme

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v8i3%20e%204.21389

Resumo

Após a realização de um inquérito soiológico para toxoplasmose, por meioda Reação de Imunofluorescència Indireta (RIFI), em 305 crianças em idade escolarda área urbana do município de Vitória, os autores selecionaram 16 com títulosde anticorpos superiores a 1/1.024 para acompanhamento clínico e laboratorial. Essesescolares foram submetidos a exame clínico geral, oftalmológico e neurológico.Ao exame clínico geral a linfadenomegalia foi o achado dominante, aparecendocom exclusividade em 15 das 16 crianças, sendo as cadeias linfáticas axilar e cervicalsuperficial as mais acometidas. Em apenas uma encontrou-se hepatomegalia indolorcomo dado isolado.O exame oftalmológico evidenciou cicatriz de coriorretinite em dois escolares.O exame neurológico revelou retardo mental e incoordenação motora em doiscasos e retardo mental, hipoírofia moderada dos membros esquerdos e marcha claudicantedevidas à poliomielite anterior aguda em um caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SESSA, P. A.; BARROS, G. C.; ARAÚJO, F. G. de; SANTOS, M. D.; PASSOS JÚNIOR, C.; SALEME, J. C. Toxoplasmose em crianças em idade escolar do Estado do Espírito Santo: 2- Seleçáo de casos com títulos elevados de anticorpos séricos para acompanhamento clínico e laboratorial- Exames Clínicos. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 8, n. 3 e 4, 2007. DOI: 10.5216/rpt.v8i3 e 4.21389. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/21389. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES