AÇÃO DO EXTRATO HEXÂNICO DE FRUTOS MADUROS DE Melia azedarach (MELIACEAE)SOBRE Boophilus microplus (ACARI: IXODIDAE)EM BEZERROS INFESTADOS ARTIFICIALMENTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v34i1.2137Resumo
A eficácia de um extrato hexânico dos frutos de Melia azedarach foi avaliada em bezerros infestados artificialmente com Boophilus microplus. Os frutos foram submetidos ao processo de secagem e, depois de moídos, o extrato foi produzido em Soxhlet utilizando-se o hexano como extrator. Oito bezerros infestados artificialmente, cinco vezes a cada cinco dias com 2.500 larvas de B. microplus, foram divididos em dois grupos (tratado e controle) com base na infestação por carrapatos. No dia zero os animais foram banhados com 3 litros de uma solução a 0,25% do extrato em água e acetona (1,2 litro). Os animais do grupo controle foram banhados com o mesmo volume de água e acetona. Diariamente, as fêmeas ingurgitadas desprendidas naturalmente eram contadas e 40 eram incubadas para acompanhamento dos parâmetros reprodutivos. O número médio de fêmeas, o índice de conversão em ovos (peso da massa de ovos / peso do grupo de fêmeas x 100) e o percentual de eclosão, obtidos nos dois grupos, foram comparados mediante o teste T de Student. Após 21 dias de contagens, o número médio de fêmeas ingurgitadas foi significativamente menor (P < 0,05) no grupo tratado (188) do que no controle (247). Porém, a conversão e a eclodibilidade das larvas não foram afetadas pelo tratamento. Estes resultados indicam que houve interferência da planta no desenvolvimento do carrapato sobre os animais, mas não na sua reprodução. Comparados com a literatura, os resultados se revelaram promissores. No entanto, novos estudos nos quais se empregue uma formulação adequada em uma concentração mais elevada são necessários para se propor o uso desta planta no controle deste carrapato.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.