ESTUDO DA INTERAÇÃO T. hastatus — MACRÓFAGOS DE CAMUNDONGOS E TENTATIVA DE INFECÇÃO DE CAMUNDONGOS PELAS VÁRIAS FORMAS EVOLUTIVAS DO PARASITA

Autores

  • Ana Cândido Czerewuta
  • Osvaldira Seabra de Oliveira
  • William Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v13i3.21260

Resumo

A tentativa de infecção de macrófagos do peritôneo de camundongo-» "in vitro", aderidosem lâmina, deu resultado negativo, bem como a tentativa de infecção cm macrófugos não aderentesem tubos capilares.Houve interação "in vitro" entre a forma tripomastigota de cultivo c macrõfagos de camundongos,com infecção de 50% de rmcrófagos em que se verificou discreta reprodução no máximo,4 amastigotas por macrófago* e muitas células degeneradas.As formas não invasivas amastigotas infectaram apenas 10% dos maerófagos não havendo reproduçãoevidente. O número de células e o número de parasitas diminuíram com o tempo de cultura.A tentativa de infectar camundongos com fornias tripoma.stigotas, amastigotas de culturaou com macrófagos infectados com elas, não obteve exito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

CZEREWUTA, A. C.; OLIVEIRA, O. S. de; BARBOSA, W. ESTUDO DA INTERAÇÃO T. hastatus — MACRÓFAGOS DE CAMUNDONGOS E TENTATIVA DE INFECÇÃO DE CAMUNDONGOS PELAS VÁRIAS FORMAS EVOLUTIVAS DO PARASITA. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 13, n. 3, 2007. DOI: 10.5216/rpt.v13i3.21260. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/21260. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES