FREQUÊNCIA DE SOROTIPOS DE Shigella flexneri ISOLADAS NO ESTADO DO PARÁ, BRASIL (1979-2009)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v41i3.20751Palavras-chave:
Shigella, Sorogrupos, Sorotipos, Estado do Pará.Resumo
O gênero Shigella tem sido uma das causas mais comuns de diarréia em países pouco desenvolvidos, sendo responsável pela mortalidade e / ou morbidade em população de alto risco, como crianças menores de cinco anos e idosos. Este estudo, realizado no Instituto Evandro Chagas (IEC) , Estado do Pará, Brasil, no período de 1979 a 2009, teve como objetivo avaliar a frequência de espécies e sorotipos de 122 isolados de Shigella spp. provenientes de pacientes com diarréia aguda. Os isoladosbacterianos foram identificados por meios de culturas seletivos e indicadores e testes bioquímicos. Todos os isolados foram identificados quanto ao sorogrupo e sorotipo por meio da soroaglutinação em lâmina. Os sorogrupos mais frequentemente encontrados foram S. flexneri (66,4%) e S. sonnei (32,8%). O sorotipo de S. flexneri mais frequente foi o 2a (54,3%) seguido de 1b (17,2%). A maioria dos pacientes tinham idade entre 0 a 5 anos (44,6%), dos quais 38,2% apresentaram S. flexneri e
47,5% S. sonnei. Pacientes com idade superior a 18 anos representaram 39,2% das infecções, sendo 37,0% casos de S. flexneri, 32,5% de S. sonnei e um isolado de S. boydii. Esses resultados reforçam a necessidade de uma vigilância epidemiológica contínua no Estado do Pará.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.