SOROPREVALENCIA PARA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA HEPATITE B PELOS MARCADORES AgHBs e ANTI-HBs EM POPULAÇÃO FEMININA DE ÁREA URBANA de Goiânia-Go

Autores

  • Divina das Dores de Paula Cardoso
  • Marli da Silva P. Azevedo
  • Regina Maria Bringel Martins
  • Aristides José Barbosa
  • Sandra Cristina T. Camarota

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v19i2.20202

Resumo

No período compreendido entre 1982 a 1989 foram coletados e estocados pelo Laboratório deVirologia do IPTSP/UFG, 920 soros oriundos da demanda espontânea de serviços de saúde locais e deestudantes universitárias. Desta soroteca, 475 (51,6%) amostras, provenientes de mulheres na faixa etáriade 10 a 49 anos, sem antecedentes de icterícia, foram analisadas com objetivo de estimar a soroprevalênciados marcadores sorológicos da hepatite B (VHB), AgHBs e anti-HBs. Os testes sorológicos foramrealizados pelo ensaio imunoenzímático (EIE) no período de junho/julho de 1989. Considerando-se quea vacina não é indicada fora dos grupos de risco na região e devido ao seu alto custo, a positividade aqualquer dos marcadores foi interpretada como exposição virai. Foi obtida soropre valência global para ainfecção pelo VHB de 6,1%, variando de 3,8% a 8,8% de acordo com as faixas etárias, diferença porémnão estatisticamente significante (p > 0,05). A comparação destes resultados com prevalência de infecçãopelo VHB em primodoadores de sangue (12,8%), utilizando-se os mesmos marcadores de exposiçãoe a mesma técnica sorológica, mostrou diferença estatisticamente significante (p < 0,001) entre osíndices de infecção de população basicamente masculina, como a de doadores de sangue, e a populaçãofeminina analisada por este estudo. Foram discutidas as implicações do rastreameoto sorológico de rotinano pré-natal como forma de controle da infecção pelo vírus da Hepatite B em áreas de baixa prevalência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

CARDOSO, D. das D. de P.; AZEVEDO, M. da S. P.; MARTINS, R. M. B.; BARBOSA, A. J.; CAMAROTA, S. C. T. SOROPREVALENCIA PARA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA HEPATITE B PELOS MARCADORES AgHBs e ANTI-HBs EM POPULAÇÃO FEMININA DE ÁREA URBANA de Goiânia-Go. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 19, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/rpt.v19i2.20202. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/20202. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES