MICROBIOTA PREVALENTE NA ORO E NASOFAREVGE DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA 5 -10 ANOS, ESCOLARES COM PADRÕES DE VIDA DIFERENTES

Autores

  • Cleômenes Reis
  • Márcia Alves Vasconcelos Rodrigues
  • Divina Aparecida de Oliveira Queiroz
  • Rosemary Alves dos Santos
  • Rosana Gleicy de Paiva
  • Rosedária Maria Amorim
  • Luciene Manrique Faustino

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v19i2.20198

Resumo

Os autores pretenderam observar a presença de microrganismos patogènicos e potencialmentepatogénicos independentemente de sexo e de estações climáticas, participantes da microbiota das oro enasofarínge de escolares na faixa etária de 5-10 anos, de estabelecimentos de ensino localizados nas regiõescentral e periférica de Goiânia. Os padrões (denominados no trabalho de A e B, respectivamente)foram estudados e resultaram de níveis sócio-econômicos diferentes, estado nutricional e escolaridadeem índices opostos (2).Os pequenos grupos de crianças 143 e 136 foram aleatoriamente incluídos na experiência, apartir de um total relativamente grande, ou seja, de cerca de 8.045 alunos de escolas particulares e 29.162alunos matriculados em escolas públicas, de março a novembro de 1989.Os resultados das culturas foram semelhantes, não havendo diferenças significativas entre asfrequências dos microrganismos em um e outro grupo.A frequência de estreptococos hemolíticos e estafilococos virulentos foram semelhantes emambos os grupos nas mesmas estações climáticas.Staphylococcus áureas potencialmente patogènicos, foram encontrados com incidências muitoelevadas, também em ambos os grupos.

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Como Citar

REIS, C.; RODRIGUES, M. A. V.; QUEIROZ, D. A. de O.; SANTOS, R. A. dos; PAIVA, R. G. de; AMORIM, R. M.; FAUSTINO, L. M. MICROBIOTA PREVALENTE NA ORO E NASOFAREVGE DE CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA 5 -10 ANOS, ESCOLARES COM PADRÕES DE VIDA DIFERENTES. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 19, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/rpt.v19i2.20198. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/20198. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES