USO DE SERINGAS PLÁSTICAS HIPODÉRMICAS DESCARTÁVEIS PARA A MEDIDA DE FEZES BOVINAS, A FIM DE COMPARAR OS PARÂMETROS OVOS DE NEMATÓIDES "POR MILILITRO DE FEZES" (o.p.ml.) E "POR GRAMA DE FEZES" (o.p.g.).

Autores

  • Uríel Franco Rocha
  • Abraão Garcia Gomes
  • Ana Vera Franco
  • Neli Aparecida Lanzone
  • Leonardo Ferreira Caixeta
  • Alvimar José da Costa

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v19i1.20191

Resumo

uso de seringa hipodérmica plástica para medida de fezes bovinas em mililitros epara a comparação entre os parâmetros "ovos por mililitro de fezes" (o.p.ml.) e "ovos porgrama de fezes (o.p.g.) conduziu aos seguintes resultados: 1) nenhuma diferença significativaentre os valores médios de tais parâmetros; 2) em ambos, os bezerros tiveram contagensmédias e amplitudes de variação maiores que as das vacas e os bezerros machos as tiverammaiores que as das fêmeas; 3) as vacas lactantes tiveram maiores contagens médiasde o.p.ml. e de o.p.g. que as gestantes; 4) as vacas mestiças Bos taurus e B. indicus, do tipoconhecido como "Girolanda", quando gestantes, tiveram valores médios desses parâmetrosmais altos que os das vacas gestantes puras Bos indicus da raça Gir; 5) seringas hipodérmicasplásticas, com a extremidade distai do cilindro externo decepada, prestam-sebem para a medida volumétrica de fezes bovinas, tornando mais prática a determinação doparâmetro o.p.ml. nos estudos de quantificação copro-helmintológica de infestações porStrongyloidea nesses ruminantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ROCHA, U. F.; GOMES, A. G.; FRANCO, A. V.; LANZONE, N. A.; CAIXETA, L. F.; COSTA, A. J. da. USO DE SERINGAS PLÁSTICAS HIPODÉRMICAS DESCARTÁVEIS PARA A MEDIDA DE FEZES BOVINAS, A FIM DE COMPARAR OS PARÂMETROS OVOS DE NEMATÓIDES "POR MILILITRO DE FEZES" (o.p.ml.) E "POR GRAMA DE FEZES" (o.p.g.). Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 19, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/rpt.v19i1.20191. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/20191. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES