EFEITOS BACTERIOSTÁTICOS E BACTERICIDA DE ANTIBIÓTICOS SOBRE AS LISTERIA spp ISOLADAS EM GOIÂNIA DE PACIENTES COM CLÍNICA DE ABORTO REPETITIVO

Autores

  • Idalina Thiomi Inumaru Nojimoto
  • Alberto José Centena
  • Roberto Mitio Yanaguita
  • Katia Watanabe
  • Marta Kakumoto
  • Rosevaldo Miranda Machado

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v23i1.20033

Resumo

Neste estudo foi verificado a susceptibilidade "in vilro" aos anlimicrobianos de Listeria sppisolados de endocervix de mulheres com clínica de aborto repetitivo. O tratamento de listeriose comantibióticos mais frequentemente recomendados (penicilina e ampicilina) são geralmente bem sucedidos.porém há vários casos notificados de falhas terapêuticas. Foi utilizado o método de macrodiluição em tubopara determinar as concentrações mínimas inibitórias (MICs) e as concentrações mínimas bactericidas(MBCs). A ampicilina e a penicilina foram bacteriostáticas para as Listeria spp. A gemamicina e aciprofloxacina foram bactericidas onde MBCs foram até 3 vezes maiores que as respectivas CMIs. Poroutro lado as CMBs de penicilina e ampicilina foram pelo menos 6 vezes maiores que CMIs. Trêsamostras de Listeria monocytogcnes mostraram tolerância para com penicilina e ampicilina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

NOJIMOTO, I. T. I.; CENTENA, A. J.; YANAGUITA, R. M.; WATANABE, K.; KAKUMOTO, M.; MACHADO, R. M. EFEITOS BACTERIOSTÁTICOS E BACTERICIDA DE ANTIBIÓTICOS SOBRE AS LISTERIA spp ISOLADAS EM GOIÂNIA DE PACIENTES COM CLÍNICA DE ABORTO REPETITIVO. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 23, n. 1, 2007. DOI: 10.5216/rpt.v23i1.20033. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/20033. Acesso em: 29 jun. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES