ENTEROCOCO RESISTENTE À VANCOMICINA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO CENTRO-OESTE DO BRASIL

Autores

  • Marta Antunes de Souza
  • Luana Cássia Miranda Ribeiro
  • Mariusa Gomes Borges Primo
  • Suely Cunha Albernaz Sirico
  • Adriana Oliveira Guilarde
  • Lindon Johnson de Abreu Batista

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v41i2.19332

Palavras-chave:

Enterococcus Vancomicina Resistente, Estudo de Caso, Infecção Hospitalar.

Resumo

O enterococo resistente à vancomicina (VRE) atualmente constitui uma preocupação para os profissionais da área da saúde em razão de sua crescente incidência nos serviços de assistência à saúde. No presente estudo, descreve-se o primeiro caso de VRE identificado na cidade de Goiânia, Região Centro-Oeste do Brasil, isolado de paciente masculino, 70 anos, admitido no hospital com
diagnóstico de aneurisma de aorta abdominal infrarrenal. Diversos procedimentos cirúrgicos foram realizados com o uso de múltiplos antimicrobianos, mas após 61 dias a doença levou o paciente a óbito. Dentre as possíveis causas da morte, aponta-se a sepse indicada pela cultura de secreção de ferida operatória com isolamento e identificação de VRE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SOUZA, M. A. de; RIBEIRO, L. C. M.; PRIMO, M. G. B.; SIRICO, S. C. A.; GUILARDE, A. O.; BATISTA, L. J. de A. ENTEROCOCO RESISTENTE À VANCOMICINA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO CENTRO-OESTE DO BRASIL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 41, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rpt.v41i2.19332. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/19332. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

RELATO DE CASO / CASE REPORT