OBTENÇÃO DE ISOLADOS PUROS DE Babesia bovisE Babesia bigemina A PARTIR DE LARVAS E NINFAS DE Boophilus microplus EM BEZERROS NEONATOS PRIVADOS DE COLOSTRO

Autores

  • Francisco de Carvalho Dias Filho
  • Guido Fontgalland Coelho Linhares
  • Sabrina Castilho Duarte
  • Daniel Correia Lima Linhares

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v34i3.1926

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo principal de obter isolados puros autóctones de B. bovis e de B. bigemina a partir do carrapato Boophilus microplus, naturalmente infectado, assegurando, dessa forma, amostras de referência regional para futuros estudos sobre o tema. Os isolados puros de B. bovis e B. bigemina foram obtidos, respectivamente, através da infestação de bezerros neonatos privados de colostro com larvas e ninfas de B. microplus, naturalmente infectadas. A condição de isolados puros foi comprovada pela soroconversão específica pela reação de imunofluorescência indireta (RIFI), assim como pela reação em cadeia da polimerase (PCR) e subinoculação. Os resultados confirmaram a eficácia da estratégia, anteriormente reportada, para isolamento puro de B. bovis e B. bigemina a partir de larvas e ninfas de carrapatos com infecções naturais. Concluiu-se ainda que o uso de bezerros neonatos privados de colostro, como animais suscetíveis, pode ser considerado um modelo prático, eficaz e relativamente econômico para o isolamento de hemoparasitos em regiões endêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-10-19

Como Citar

DIAS FILHO, F. de C.; LINHARES, G. F. C.; DUARTE, S. C.; LINHARES, D. C. L. OBTENÇÃO DE ISOLADOS PUROS DE Babesia bovisE Babesia bigemina A PARTIR DE LARVAS E NINFAS DE Boophilus microplus EM BEZERROS NEONATOS PRIVADOS DE COLOSTRO. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 34, n. 3, 2007. DOI: 10.5216/rpt.v34i3.1926. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/1926. Acesso em: 12 set. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES