PERFIL DE ANTICORPOS IGG SÉRICOS ANTILIPOPROTEÍNAS DE Mycoplasma hominis E Mycoplasma fermentans EM PACIENTES COM ARTRITE REUMATÓIDE E LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO

Autores

  • Renata Jarach

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v35i1.1897

Resumo

Os micoplasmas são bactérias que não possuem parede celular e crescem aderidas às membranas das células hospedeiras ou dentro delas e, especialmente, através de suas lipoproteínas de membrana, ativam as células do sistema imune. A crônica ativação dessas células pode levar a reações de hipersensibilidade, além de estar associada ao desencadeamento ou exacerbação de doença auto-imune. Os micoplasmas podem estar envolvidos na etiopatogênese da Artrite Reumatóide (AR) ou do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Neste trabalho, o objetivo foi avaliar o perfil de anticorpos IgG antilipoproteínas de micoplasmas em pacientes com AR ou LES, utilizando-se Western blotting. Os anticorpos séricos de pacientes ou controles (n = 30 por grupo) reagiram com lipoproteínas de M. hominis 1620, de M. hominis PG21 e de M. fermentans PG18 com elevada freqüência (73,3 a 100% dos soros). A lipoproteína de M. hominis PG21, mais freqüentemente reconhecida pelos anticorpos IgG de pacientes com AR ou LES, era de ~ 49 Kda; a lipoproteína de M. fermentans, de ~35 KDa, foi mais reagente com anticorpos IgG de pacientes com LES. Os dados indicam que algumas lipoproteínas de micoplasmas, especialmente as de baixo peso molecular, podem ser utilizadas para a investigação dos antígenos de micoplasmas como possíveis candidatos a indutores de respostas auto-imunes.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-10-18

Como Citar

JARACH, R. PERFIL DE ANTICORPOS IGG SÉRICOS ANTILIPOPROTEÍNAS DE Mycoplasma hominis E Mycoplasma fermentans EM PACIENTES COM ARTRITE REUMATÓIDE E LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 73–74, 2007. DOI: 10.5216/rpt.v35i1.1897. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/1897. Acesso em: 8 set. 2024.

Edição

Seção

RESUMO / ABSTRACTS