A INFLUENCIA DA DENSIDADE POPULACIONAL E A INGESTÃO DE ALIMENTOS NA BIOLOGIA REPRODUTIVA DA Biomphalaria glabrata (Mollusca) E DA QUANTIDADE DE CÁLCIO EM CARAMUJOS EXPERIMENTALMENTE INFECTADOS COM Schistosoma mansoni (Trematoda)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpt.v41i1.17798Palavras-chave:
Biomphalaria glabrata, Schistosoma mansoni, Taxa de sobrevivência, Taxa de oviposição, Eliminação de cercárias.Resumo
O presente trabalho teve por objetivo avaliar a influência da densidade populacional e da ingestão de alimento na sobrevivência e atividade reprodutiva de Biomphalaria glabrata não infectada e o efeito do carbonato de cálcio na emergência de cercárias de caramujos experimentalmente infectados, a fim de definir condições para maximizar a criação e a produção de cercárias em futuros estudos sobre esse modelo. Os resultados observados nesse estudo indicam que o aumento da densidade populacional tem efeito negativo sobre a sobrevivência e atividade reprodutiva de B. glabrata e a quantidade de alface fresca oferecida aos caramujos altera o número de ovos postos por molusco. Foi observada correlação significativa entre a quantidade de comida ingerida por dia e o número de ovos produzidos por molusco, bem como o número de massas ovígeras e ovos por massa ovígera.
Além disso, a sobrevivência dos caramujos infectados foi diretamente associada a quantidade de carbonato de cálcio e a emergência de cercárias foi inversamente proporcional a quantidade de carbonato de cálcio. Esse estudo auxilia na compreensão da influência da densidade populacional e a ingestão de alimento na biologia reprodutiva de moluscos mantidos em colônias. Em relação à emergência de cercárias, suplementos de cálcio não devem ser adicionados nos criadouros de caramujos infectados com Schistosoma mansoni, tendo em vista que essa ação diminui a quantidade de cercárias eliminadas por caramujo.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The manuscript submission must be accompanied by a letter signed by all authors stating their full name and email address, confirming that the manuscript or part of it has not been published or is under consideration for publication elsewhere, and agreeing to transfer copyright in all media and formats for Journal of Tropical Pathology.