PRESENÇA DE COCCÍDIOS E OUTROS ENTEROPARASITOS EM UMA POPULAÇÃO DE CRIANÇAS NO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Autores

  • Ana Cristina Berne
  • Carlos James Scaini
  • Marcos Marreiro Villela
  • Michele Soares Pepe
  • Luciana Elisabete Haupenthal
  • Fabiane Gatti
  • Maria Elisabeth Aires Berne

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v41i1.17752

Palavras-chave:

Cystoisospora belli, Cryptosporidium sp. Giardia lamblia.

Resumo

As parasitoses intestinais ainda figuram como doenças parasitárias comuns em nosso país.Acredita-se que a frequência de coccídios intestinais provavelmente seja subnotificada dada araridade com que exames específicos para o diagnóstico destes protozoários são adotados. Portanto,o presente estudo teve como objetivo investigar a prevalência de enteroparasitos na população deuma creche pública em Rio Grande-RS, com ênfase nos coccídios intestinais. Dos 165 pré-escolaresexaminados, 106 revelaram-se positivos. Os parasitos prevalentes foram Giardia lamblia (30,3%)e Trichuris trichiura (24,2%), mas destaca-se o registro de Cryptosporidium spp. e Cystoisosporabelli. Os achados apontam a necessidade de implementação de medidas educacionais e de técnicasdiagnósticas específicas para diferentes protozoários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BERNE, A. C.; SCAINI, C. J.; VILLELA, M. M.; PEPE, M. S.; HAUPENTHAL, L. E.; GATTI, F.; BERNE, M. E. A. PRESENÇA DE COCCÍDIOS E OUTROS ENTEROPARASITOS EM UMA POPULAÇÃO DE CRIANÇAS NO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 41, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rpt.v41i1.17752. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/17752. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

NOTA / SHORT COMMUNICATION