IDENTIFICAÇÃO E DETERMINAÇÃO DA SUSCEPTIBILIDADE A DROGAS DE MICOBACTÉRIAS ISOLADAS DE PACIENTES COM A SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA ATENDIDOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA PARA AIDS EM GOIÁS, BRASIL

Autores

  • Débora Lemos Maldi Maia
  • Lilian de Souza
  • Cleômenes Reis

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v29i2.17007

Resumo

Após consentimento livre e esclarecido, foram coletadas e analisadas, bacteriologicamente,116 amostras (líquor, escarro, lavado brônquico, biópsia/punção de gànglio, urina, sangue,biópsia hepática, aspirado de medula óssea e líquido pleural), provenientes de 87 portadoresde aids internados ou em acompanhamento no Hospital de Doenças Tropicais do Estado deGoiás (HDT). O material foi submetido à baciloscopia pela técnica de Ziehl-Neelsen e àcultura em dois meios: Lowenstein-Jensen, L-J, (sólido) e sistema bifásico, BI,(sólido/líquido). A d es contaminação foi processada pelos métodos de Petroff e lauril-sulfatode sódio (SDS). A identificação das micobactérias foi realizada através de provas decrescimento em presença de inibidores, produção de pigmento, tempo de crescimento eprovas bioquímicas. Determinou-se a susceptibilidade às drogas antimicobacterianas emtodas as cepas de A/, luberculosis obtidas. Foram isoladas micobactérias em 12 (10,3%) das116 amostras analisadas. Dentre os 12 isolados, nove, provenientes de oito pacientes, foramidentificados como M. tuberculosis e os demais, de dois pacientes, como pertencentes aocomplexo M avium (MAC). Uma das cepas de M tuberculosis, obtida de líquor, mostrou-seresistente à estreptomicina e outra, de escarro com baciloscopia negativa, apresentouresistência a rifampicina, isoniazida, pirazinamida, estreptomicina, etambutol e etionamida.Das 12 culturas positivas, seis tiveram baciloscopia negativa e o isolamento de duas cepasde MAC só aconteceu no material descontaminado pelo método SDS. Quanto à eficiênciados meios de cultura, não foi possível observar diferença entre os meios L-J e BI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MAIA, D. L. M.; SOUZA, L. de; REIS, C. IDENTIFICAÇÃO E DETERMINAÇÃO DA SUSCEPTIBILIDADE A DROGAS DE MICOBACTÉRIAS ISOLADAS DE PACIENTES COM A SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA ATENDIDOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA PARA AIDS EM GOIÁS, BRASIL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 29, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/rpt.v29i2.17007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/17007. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES